Resenha: Eu estive aqui

by - 16:32


Cody acabou de perder sua melhor amiga para o suicídio, inconformada ela começa ir atrás de verdades que tragam a tona o verdadeiro motivo da morte de Meg ou simplesmente indícios que ela não percebera sobre a decisão de tal.
Livro: Eu estive aqui

Título original: I was here 
Autora: Gayle Forman 

Editora: Arqueiro 

Páginas: 240

Sinopse: "Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... 

Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? 

A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. 
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível."
  A trama começa a se desenvolver quando os pais de Meg pedem pra que Cody vá à Tacoma (cidade onde ela fazia faculdade) a fim de buscar e arrumar os pertences de tal, e é aonde Cody encontra os “amigos” e o computador da amiga. Com esses achados, Cody vai a fundo e se depara com inúmeros arquivos criptografados, onde neles talvez esteja a resposta do porque de Meg ter feito o que fez.


"É assim que funciona com as mentiras? A primeira é difícil, a segunda é mais fácil,até que saem da sua boca com mais facilidade do que as verdades, talvez porque sejam mais fáceis do que elas."

Já havia lido um livro da Gayle Forman, o famosoSe eu ficar” que sinceramente não me cativou muito não, e por isso estava receosa pra começar este livro sendo este um dos motivos que me fizeram adiar a leitura várias vezes.
Porém no momento que eu tive a coragem de engatar na leitura, me surpreendi, adoro livros no estilo dramático e depressivo, ler “Eu estive aqui” me fez lembrar de livros como “Garotas de vidro”, “Cartas de amor aos mortos” entre outros, e talvez ou obviamente a semelhança entre todos esses livros, é que em todos os personagens principais perderam alguém especial pro suicídio. E confesso que gosto de livros com essa temática apesar dela ainda ser um tabu.

"Você sabe o que significa isso? Livrar-se do medo?"

Em geral a leitura é envolvente e você fica curiosa a cada capítulo para descobrir a verdade sobre a morte de Meg e o final de Cody. Que por sinal foi um personagem muito bem desenvolvido pela autora, pois ela trás ao longo da narrativa a realidade de alguém cansada, com uma vida ruim, uma perda recente, uma família mal estruturada etc.

"Você deve perceber que repetir é exatamente o que está fazendo. É a mesma coisa. Só quando estamos dispostos a fazer algo corajoso, algo de diferente, nossa vida pode realmente mudar."


Contudo o livro teve um porém negativo. O romance. A autora quis por um romance, mas deixou a percebeu que ela se esqueceu de cultivá-lo ao longo do livro e então deu um grande passo no final, soou forçado como se não fosse à ideia da autora desde o início e sim só no desfecho de tal ( ou apenas desenvolveu tanto os personagens que esqueceu do que ela havia começado entre os dois, lembrando-se somente depois).Com direito a um diálogo horrível na página 221. (não que isso seja totalmente ruim e algo com que todos se importem), entretanto a meu ver não caiu bem pra narrativa e muito menos pra história em si, apesar de querer e torcer por um relacionamento entre o casal, a forma como Gayle desenvolveu o romance dos dois não foi agradável no final das contas.

Enfim adorei o livro mesmo tendo achado uma parte negativa! Essa foi a resenha, espero que tenham gostado, não se esqueçam de comentar o que acharam, seguir o blog e nos acompanhar nas redes sociais:

Instagram do Simply Radioactive:
Facebook do Simply Radioactive: 

You May Also Like

31 comentários

  1. Ainda bem que você gostou do livro se não a gente ia já começar uma briga kkkk Mas concordo com você em relação ao casal, sinceramente fui contra o relacionamento dos dois, também achei super forçado mas enfim... O livro em si, a história no geral achei muito boa. Algumas coisas ficaram a desejar mas gostei muito do livro. Gostei da sua resenha.
    http://www.livrofilia.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamenteeee! Soou forçado mas a história em si e a realidade nela apresentada é muito boa! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  2. Gostei da resenha, realmente não gostei do Se eu ficar, mas logo, quem sabe, coloco na minha lista!!!
    One
    http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponha mesmo! É um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Fiquei super curiosa agora, adicionado a mh lista enooorme de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponha mesmo! É um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  4. Hoje em dia querem enfiar romance em tuuudo que é livro, fica difícil. Eu estou pegando raivinha dos livros YAs justamente por isso. Masss, como você comparou esse com Cartas de Amor aos Mortos, que eu adoro, e também com Garotas de Vidro, que não li mas já vi muitos elogios e me interessei, sinto que essa pode ser uma boa leitura. Quando vi o nome e a capa pensei que fosse uma sequência de Se Eu Ficar. Bom ver que estava enganada.
    Adorei a resenha, beijos!!

    (ourbravenewblog.weebly.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale mesmo a leitura, é um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  5. Adorei a resenha, o casal soou forçado mesmo mas a história é muito boa, aborda um tema meio tabu (depressão e suicidio) e também como palavras podem afetar uma pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Deu aquela vontade louca de lê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, é um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3

      Excluir
  7. Amei o post. Fiquei super decepcionada com "Se eu Ficar" também, adorei sua resenha e vou dar mais uma chance pra autora haha. 💘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, também me decepcionei com "Se eu ficar" mas vale a pena ler "Eu estive aqui" e dar uma segunda chance pra Gayle! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3

      Excluir
  8. Olá! Olha minha experiência com o livro "se eu ficar" também nao foi das melhores, por isso adio sempre as leituras. Mas rstou querendo quebrar essa barreira.

    Sua resenga ficou bacana e sincera. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois quebre, quem sabe você acaba se interessando! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3

      Excluir
  9. Eu tenho um carinho muito grande pela autora, ela consegue passar muito através de seus livros. Ainda não li "Eu Estive Aqui" mas eu ainda quero muito ler o máximo possível dos seus livros.
    Amei a resenha, beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo é cada lição que a gente aprende com a Gayle que Meu Deus! Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  10. Eu ainda não li nada da autora. Mas já está na lista. Espero gostar também. Ótima resenha. Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaaa, fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada pela visita! Bjss <3

      Excluir
  11. Nunca tive vontade de ler o outro livro da autora que virou filme, sei que você menciona ele no post, mas já esqueci o nome. Mas esse parece ser bo, acho que vou dar uma chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois de, quem sabe você acaba se interessando! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3

      Excluir
  12. Eu AMEI esse livrooo, um de meus livros favoritos porém, também achei que deveria ter mais "amor" entre o casal, ela deveria ter feitos mais cenas com eles fofas, explorado mais. Não sei se é porque ele era o ex da Meg , não sei, mas deveria ter cenas mais fofas entre eles, seria um casal bem mais legal!

    Parabéns pela resenha lindas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3

      Excluir
  13. Tem uma Tag bem legal rolando lá no blog e seria super legal ver suas respostas ;) Conto com você -> http://livrearblog.blogspot.com.br/2016/05/tag-liebster-award.html ;)

    Beijos de luz e obrigadaaa desde já <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participo sim! Obrigada pela indicação! <3

      Excluir
  14. Prevejo leitura e lágrimas.

    L. xx
    meumundodalua.com

    ResponderExcluir
  15. Minhas primeiras impressões sobre o livro não foram muito positivas, não sou muito fã do tema kk Enfim, não tinha feito essa observação sobre o casal, e agora percebo que é verdade, soou bastante forçado. Em geral é uma leitura interessante.
    Beijos

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  16. Olá!!!

    Sou bem suspeita de falar sobre esse livro porque AMEI ele *-* Porém, também achei que o romance ficou meio sem "vida", a autora poderia com toda certeza ter feito algo melhor para os dois ...

    Sua resenha ficou ótima!!

    Beijossssss :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnn, obrigada!! Esse livro é um amorzinho mesmo! <3

      Excluir