Resenha: Belo Desastre

by - 22:13


  O livro narra à história de Abby, uma menina normal toda certinha e determinada que como qualquer outra não quer um canalha em sua vida. Isso até conhecer Travis Maddox, o famoso "Cachorro Louco", que tem todas as características que Abby não quer em um cara, tirando é claro os músculos e seu jeito sexy.





Título: Belo Desastre
Autora: Jamie McGuire
Editora: Versus
Páginas: 392
Sinopse:"Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. 
Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa e deseja evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura."

“- Você sabe o que é codependência, Abby? Seu namorado é um excelente exemplo disso, o que é bizarro, considerando que ele passou de não ter respeito algum pelas mulheres a achar que precisa de você até para respirar.
– Talvez ele precise mesmo – falei, recusando-me a deixar que ela estragasse o meu humor.”

Ao ler este livro conclui comigo mesma três coisas:
Primeiro detestei o apelido de Abby dado pelo Travis! Não que isso seja algo de extrema importância no decorrer da história, mas pra mim é uma das coisas que mais chama a atenção, e é pra lá de irritante.
Segundo detestei o Travis! Alto lá, tenho meus motivos, como por exemplo, o fato dele ser totalmente possessivo,autoritário e machista, sim o Travis é machista, lindo, porém machista, e sim, canalha. 
Mesmo tendo seu lado sensível e carinhoso ele é de uma forma direta psicopata, chato, mimado e prepotente. 
Terceiro, pode se destacar o uso da violência que é extremamente explicito em diversos pontos do livro. E não só ela como também seu incentivo (tendo de exemplo a cena do refeitório).

''É difícil pra mim, sabe? Parece que a qualquer minuto você vai se dar conta da merda que eu sou e me deixar.''

O título já diz tudo, desastre, é isso que Travis é e é isso que o o romance apresentado no livro é, aquele tipo problemático,possessivo, autoritário, ciumento e doentio, que acaba quase sempre em uma tragedia sem volta. Um exemplo disso é Abby não poder ter suas próprias escolhas e simplesmente sua vida. Porque a cada passo que ela dava no livro, Travis a seguia. Eu realmente detestei o Travis, não só por ter um lado feminista aflorado e revirar os olhos a cada vez que ele pagava de machsita como também quando fazia a Abby de submissa, do tipo, donzela em perigo. E aparentemente todos que leram este livro e relacionaram ele à My Favourite Mistake, não leram My Favourite Mistake!!!

Outra coisa do livro é que como todo new adult ele trás um assunto polêmico, porém eu vejo que neste livro os assuntos e todo o resto são tratados de uma forma fútil e forçada! E algo que me faz amar os new aduts é que a realidade é muito mais visível do que em qualquer outro gênero! E Belo Desastre não tem isso! Porque francamente bebedeiras e festas não são coisas taxadas comuns, e algo que muitas pessoas citam como “não dando lição de moral no leitor”, eu sinceramente não vejo como dando lição de moral, mas sim sendo como uma ação para apoiar essas atitudes erradas, não que ninguém beba ou vá a festas, mas violência? Sério?

 O livro tem um aspecto positivo pelo fato de te causar diversas emoções e a escrita de Jamie ser um desenrolar simples onde o foco principal é o contexto pessoal de cada personagem. Porém mesmo com o lado bom, Belo Desastre não é um livro que eu recomendaria para alguém, e nem um livro que eu pegaria para reler.

PS¹: Detestei o livro a partir do momento que começaram a relacionar e dizerem que todos os new aduts existentes eram "meras copias" de tal. Primeiro new adults tem um padrão, então não venham dizer que é copia, porque se fosse assim Belo Desastre seria copia de My Favourite Mistake e dentre outros que surgiram antes dele.E não os livros antecedentes e nem os adjacentes de Belo Desastre são copias, porque dentro dos new adults você vai achar diversas semelhanças, onde tudo é clichê e já faz parte do gênero.

PS²: "Nicole, você apenas cita diversas coisas e não da exemplos", bom gente eu fiz essa resenha como uma forma de desabafo pra toda frustração que sinto por este livro, nada contra de quem gosta dele, cada um tem sua humilde opinião e devemos aceita-la. Não quis por de nenhuma maneira spoiler e  sim eu citei MFM diversas vezes porque fico muito irritada quando comparam estes dois livros, o que não tem nada a ver (e eu odeio comparações de coisas nada a ver).
Onde comprar: Saraiva,Livraria Cultura,Submarino,Extra.

You May Also Like

2 comentários

  1. Oi, Nicole. Eu acho que com Belo Desastre você ama ou odeia. Eu amei o livro e posso ver que você odiou, aliás, é a primeira resenha negativa do livro que leio em muito tempo. Adorei sua resenha, bem sincera, porém, Travis é meu amorzinho, hahaha! <3
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah te entendo, sou louca pelos bad boys e se não fosse pelo temperamento do Travis, também teria ele como amorzinho! Fico feliz que tenha gostado da resenha, e obrigada!

      Excluir