Séries de época para aprender história #1: Outlander

by - 03:40

Uma viajem ao século XVIII que te ensinará tudo sobre escoceses e a insistente briga contra ingleses




Outlander conta a história de Claire Randall (Caitriona Balfe), uma enfermeira que vivenciou o conflito da segunda guerra mundial, viu muitos mortos e ajudou muitas pessoas, a série começa exatamente em 1945 após a rendição do Japão e assim o fim da guerra. 

Claire e seu marido Frank Randall (Tobias Menzies), decidem viajar a Escócia em uma segunda lua de mel, numa cidade chamada Inverness, dentre acontecimentos que ocorrem no lugar, Claire se vê em um situação estranha, a mesma viaja para dois séculos atrás, em 1743. E aí sim começa a grande aventura pelo tempo, onde a Escócia ainda sofre por uma luta à independência seguida por batalhas contra  britânicos.

A Escócia começou a fazer parte do Reino Unido em 1707, porém, os levantes jacobitas (mostrados na série) aconteciam de 1688 à 1746. Os jacobitas queriam reconduzir um Stuart novamente ao trono, estas esperanças terminam na Batalha de Culloden. Onde muitos escoceses foram dizimados. Juntamente com os clãs e o uso do tartan, que foram restritamente proibidos por cerca de 100 anos. 

Após assistir a primeira temporada, disponível na netflix, concluí o quanto eu não sabia nada sobre o Reino Unido e os países que formam está união política (que atualmente é formado por Grã-Bretanha, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), nem fazia ideia do porque da bandeira do mesmo. Para quem não sabe, encontrei uma imagem que explica claramente:

(Imagem retirada da internet)

A série explica muito melhor estas batalhas, além de nos mostrar as tradições das terras altas, e de como o movimento jacobita era prosseguido. Com um pouco de humor, romance, e mistério, a trama prossegue nos deixando envolvidos na história de Claire, que por muitas vezes comete erros (momentos em que queremos matar ela) e em outras faz com que adoramos seu jeito cabeça dura (tal como a Katniss, as duas são muito parecidas em minha opinião). 


Por muitas vezes se torna uma série de acontecimentos repetitivos para depois mudar completamente, você fica com o coração na mão por muitas vezes, enquanto torce desesperadamente pelo casal. Confesso que não gostei do fato de muitas vezes a Claire ter sido salva pelo mocinho, mas isso muda completamente no final da primeira temporada. 

“Você esquece a sua vida após um tempo. Coisas que lhe são queridas são como um colar de pérolas. Corte-o e elas se espalham pelo chão, indo para cantos escuros, não sendo mais encontradas. Então você segue em frente. E um dia acaba esquecendo como as pérolas eram.” 

E que mocinho né? Não preciso nem falar que meu personagem favorito é o James Fraser (Sam Heughan)?! É impossível alguém ver Outlander e não se apaixonar perdidamente por ele. O Sam é um ótimo ator e uma cena no fim da primeira season nos comprova isto.

"Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. Dou-lhe o meu corpo, para que nós dois sejamos um só." 

Outlander é baseada em uma sequência de livros da autora Diana Gabaldon:
- A viajante do tempo
- A líbelula no âmbar 
- O resgate no mar
- Os tambores de Outono 
- A cruz de fogo
- Um sopro de neve e cinzas 
- Ecos do futuro 
- Written in my own heart's blood (ainda não publicado no Brasil) 


CURIOSIDADE: Na vida real, no século XVIII, havia um Duque  de Cumberland conhecido por sua brutalidade, acredito eu, que Jack Black Randall, tenha sido inspirado nele. 

Então, quer saber ainda mais sobre esta série? A mesma possuí um fansite incrível com muitas informações! E ainda, um mapa no google mostrando todo o mundo da série.
Espero que tenham gostado do post, tentei não cometer nenhuma falha de informação histórica, mas se deixei passar algo podem me avisar. 
Teremos muitos posts do tipo em breve. 

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá, tudo bom? Gostei bastante do post, já vi vários comentários a respeito dessa série e dos livros nos quais ela é baseada também, porém nada tinha me chamado atenção. Depois dessa nova perspectiva que você apresentou no post fiquei bem mais interessada pela série, pois sou graduanda de história. Muito bom seu post. Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico muitooo feliz que tenha gostado! E que demais sua graduação, eu amo história!!! Beijos <3

      Excluir