Resenha: Eu estive aqui
Cody acabou de perder sua melhor amiga para o suicídio, inconformada ela começa ir atrás de verdades que tragam a tona o verdadeiro motivo da morte de Meg ou simplesmente indícios que ela não percebera sobre a decisão de tal.
Livro: Eu estive aqui
Título original: I was here
Autora: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 240
Sinopse: "Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo...
Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. Eu estive aqui é Gayle Forman em sua melhor forma, uma história tensa, comovente e redentora que mostra que é possível seguir em frente mesmo diante de uma perda indescritível."
A trama começa a se desenvolver quando os pais de Meg pedem pra que Cody vá à Tacoma (cidade onde ela fazia faculdade) a fim de buscar e arrumar os pertences de tal, e é aonde Cody encontra os “amigos” e o computador da amiga. Com esses achados, Cody vai a fundo e se depara com inúmeros arquivos criptografados, onde neles talvez esteja a resposta do porque de Meg ter feito o que fez.
"É assim que funciona com as mentiras? A primeira é difícil, a segunda é mais fácil,até que saem da sua boca com mais facilidade do que as verdades, talvez porque sejam mais fáceis do que elas."
Porém no momento que eu tive a
coragem de engatar na leitura, me surpreendi, adoro livros no estilo dramático e
depressivo, ler “Eu estive aqui” me fez lembrar de livros como “Garotas de
vidro”, “Cartas de amor aos mortos” entre outros, e talvez ou obviamente a
semelhança entre todos esses livros, é que em todos os personagens principais
perderam alguém especial pro suicídio. E confesso que gosto de livros com essa
temática apesar dela ainda ser um tabu.
"Você sabe o que significa isso? Livrar-se do medo?"
Em geral a leitura é envolvente e
você fica curiosa a cada capítulo para descobrir a verdade sobre a morte de Meg
e o final de Cody. Que por sinal foi um personagem muito bem desenvolvido pela autora, pois ela trás ao longo da narrativa a realidade de alguém cansada, com uma vida ruim, uma perda recente, uma família mal estruturada etc.
"Você deve perceber que repetir é exatamente o que está fazendo. É a mesma coisa. Só quando estamos dispostos a fazer algo corajoso, algo de diferente, nossa vida pode realmente mudar."
"Você deve perceber que repetir é exatamente o que está fazendo. É a mesma coisa. Só quando estamos dispostos a fazer algo corajoso, algo de diferente, nossa vida pode realmente mudar."
Contudo o livro teve um porém
negativo. O romance. A autora quis por um romance, mas deixou a percebeu que
ela se esqueceu de cultivá-lo ao longo do livro e então deu um grande passo no
final, soou forçado como se não fosse à ideia da autora desde o início e sim só
no desfecho de tal ( ou apenas desenvolveu tanto os personagens que esqueceu do que ela havia começado entre os dois, lembrando-se somente depois).Com direito a um diálogo horrível na página 221. (não que isso seja totalmente ruim e algo com
que todos se importem), entretanto a meu ver não caiu bem pra narrativa e muito menos pra história em si, apesar de querer e torcer por um relacionamento entre o casal, a forma como Gayle desenvolveu o romance dos dois não foi agradável no final das contas.
Enfim adorei o livro mesmo tendo achado uma parte negativa! Essa foi a resenha, espero que tenham gostado, não se esqueçam de comentar o que acharam, seguir o blog e nos acompanhar nas redes sociais:
Instagram do Simply Radioactive:
Facebook do Simply Radioactive:
31 comentários
Ainda bem que você gostou do livro se não a gente ia já começar uma briga kkkk Mas concordo com você em relação ao casal, sinceramente fui contra o relacionamento dos dois, também achei super forçado mas enfim... O livro em si, a história no geral achei muito boa. Algumas coisas ficaram a desejar mas gostei muito do livro. Gostei da sua resenha.
ResponderExcluirhttp://www.livrofilia.com/?m=1
Exatamenteeee! Soou forçado mas a história em si e a realidade nela apresentada é muito boa! Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Obrigada pela visita! <3
ExcluirGostei da resenha, realmente não gostei do Se eu ficar, mas logo, quem sabe, coloco na minha lista!!!
ResponderExcluirOne
http://onebooksoficial.blogspot.com.br/
Ponha mesmo! É um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Obrigada pela visita! <3
ExcluirFiquei super curiosa agora, adicionado a mh lista enooorme de leitura.
ResponderExcluirPonha mesmo! É um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Obrigada pela visita! <3
ExcluirHoje em dia querem enfiar romance em tuuudo que é livro, fica difícil. Eu estou pegando raivinha dos livros YAs justamente por isso. Masss, como você comparou esse com Cartas de Amor aos Mortos, que eu adoro, e também com Garotas de Vidro, que não li mas já vi muitos elogios e me interessei, sinto que essa pode ser uma boa leitura. Quando vi o nome e a capa pensei que fosse uma sequência de Se Eu Ficar. Bom ver que estava enganada.
ResponderExcluirAdorei a resenha, beijos!!
(ourbravenewblog.weebly.com)
Vale mesmo a leitura, é um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela visita! <3
ExcluirAdorei a resenha, o casal soou forçado mesmo mas a história é muito boa, aborda um tema meio tabu (depressão e suicidio) e também como palavras podem afetar uma pessoa.
ResponderExcluirExatamente, adoro livros que abordam isso!
ExcluirAmei a resenha. Deu aquela vontade louca de lê.
ResponderExcluirLeia mesmo, é um livro muito reflexivo e aborda um tema muito legal de se ler! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3
ExcluirAmei o post. Fiquei super decepcionada com "Se eu Ficar" também, adorei sua resenha e vou dar mais uma chance pra autora haha. 💘
ResponderExcluirFaça isso, também me decepcionei com "Se eu ficar" mas vale a pena ler "Eu estive aqui" e dar uma segunda chance pra Gayle! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3
ExcluirOlá! Olha minha experiência com o livro "se eu ficar" também nao foi das melhores, por isso adio sempre as leituras. Mas rstou querendo quebrar essa barreira.
ResponderExcluirSua resenga ficou bacana e sincera. Abraços!
hahaha pois quebre, quem sabe você acaba se interessando! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3
ExcluirEu tenho um carinho muito grande pela autora, ela consegue passar muito através de seus livros. Ainda não li "Eu Estive Aqui" mas eu ainda quero muito ler o máximo possível dos seus livros.
ResponderExcluirAmei a resenha, beijos <3
Concordo contigo é cada lição que a gente aprende com a Gayle que Meu Deus! Fico feliz que tenha gostado da resenha e obrigada pela visita! <3
ExcluirEu ainda não li nada da autora. Mas já está na lista. Espero gostar também. Ótima resenha. Bjss!
ResponderExcluirLeiaaa, fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada pela visita! Bjss <3
ExcluirNunca tive vontade de ler o outro livro da autora que virou filme, sei que você menciona ele no post, mas já esqueci o nome. Mas esse parece ser bo, acho que vou dar uma chance
ResponderExcluirhahaha pois de, quem sabe você acaba se interessando! Fico feliz que tenha gostado da resenha! Obg pela visita <3
ExcluirEu AMEI esse livrooo, um de meus livros favoritos porém, também achei que deveria ter mais "amor" entre o casal, ela deveria ter feitos mais cenas com eles fofas, explorado mais. Não sei se é porque ele era o ex da Meg , não sei, mas deveria ter cenas mais fofas entre eles, seria um casal bem mais legal!
ResponderExcluirParabéns pela resenha lindas!!!
Obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
ExcluirTem uma Tag bem legal rolando lá no blog e seria super legal ver suas respostas ;) Conto com você -> http://livrearblog.blogspot.com.br/2016/05/tag-liebster-award.html ;)
ResponderExcluirBeijos de luz e obrigadaaa desde já <3
Participo sim! Obrigada pela indicação! <3
ExcluirPrevejo leitura e lágrimas.
ResponderExcluirL. xx
meumundodalua.com
hahahah sim, exatamente isso!
ExcluirMinhas primeiras impressões sobre o livro não foram muito positivas, não sou muito fã do tema kk Enfim, não tinha feito essa observação sobre o casal, e agora percebo que é verdade, soou bastante forçado. Em geral é uma leitura interessante.
ResponderExcluirBeijos
Preguiça Literária
Olá!!!
ResponderExcluirSou bem suspeita de falar sobre esse livro porque AMEI ele *-* Porém, também achei que o romance ficou meio sem "vida", a autora poderia com toda certeza ter feito algo melhor para os dois ...
Sua resenha ficou ótima!!
Beijossssss :*
Awnnn, obrigada!! Esse livro é um amorzinho mesmo! <3
Excluir