Resenha: Eleanor e Park

by - 15:41


A história se passa em 1986 e narra a história de Eleanor e  Park. Ambos adolescentes de 16 anos que  estudam na mesma escola e pegam o mesmo ônibus escolar.


Título: Eleanor & Park 
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328 páginas 
Sinopse: "Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

  Eleanor é nova na cidade e tem uma aparência diferente das demais meninas, tanto por causa do  seu estilo meio "despojado"de se vestir -roupas largas,acessórios pouco convencionais- quanto pelo seu cabelo ruivo chamativo,o que acaba chamando a atenção das pessoas para seu jeito desengonçado e espalhafatoso de ser ,e consequentemente as mesmas à achando esquisita e estranha.Já Park um descendente de Coreano,com uma bela família,não chega a ser popular,nem mesmo um lesado ,mas sim "invisível" aos olhos dos demais.

” … Park  parecia ser uma espécie de escolha de estilo de vida.”

Os dois acabam se conhecendo nas indas e vindas do ônibus,Park aos poucos percebe  que Eleanor timidamente lia os seus quadrinhos junto a ele à caminho da escola,e ao son de The Cure e Smiths os dois se apaixonam.

” Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo e completamente vivo.”

 No começo achei a leitura cansativa e desgastante,mas ao longo do livro isso foi mudando,fui me envolvendo,apaixonando,e me indentificando com certos personagens.O livro é uma visão bem clara,do  certo e o errado, o belo e o feio,o que acaba sendo algo conflitante e magnífico.Além dessa "ideia"-por assim dizer- principal o livro ressalta bastante assuntos  como bullying e violência doméstica,pouco discutidos na literatura de hoje em dia.Acredito que o final do livro poderia ter uma reviravolta  estravagante,o que não acabou acontecendo e me deixando um pouco decepcionada.
Eleanor & Park é um belo romance desconcertante,que vai deixar você com lágrimas nos olhos e um gostinho de quero mais.Literalmente você vai se perguntar como não existe mais páginas depois daquela última frase.

“Era como uma obra de arte, e arte não deve ter boa aparência, mas sim fazer a gente sentir alguma coisa.”

You May Also Like

14 comentários

  1. Eleanor & Park é um livro que me chama a atenção por causa da capa, mas toda vez que leio uma resenha dele tenho mais certeza de que ele não foi feito pra mim :( hahahaha Mas em compensação, Fangirl da mesma autora, foi dedicado à mim HAHAHAH Eu acabei ele semana passada e fiquei apaixonada! Já leu ele?

    Roberta Krutzmann | www.apenasumtrecho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muitoo ler Fangirl,já li várias resenhas positivas,o que só me deixa mas curiosa...Confesso que Eleanor e Park é um livro um tanto "parado",eu sinceramnte achei que não iria gostar dele,mas pensei errado hahah porque é um livro muito fofo *-* e eu amo coisas fofas hahah

      Excluir
  2. Cara, esse livro tem tudo para ser legal, é Geek, tem The Cure, Smiths e se passa nos anos 80, mas sei lá no momento não estou muito interessada em Chick-lits, que tenham um final triste e essas coisinhas. Mas quem sabe eu queira lê-lo em outra época. Bjs
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encaixaria esse livro exatamente como chick-lits, ao meu ver está mais para drama e um juvenil hahah! Mas leia, vale super a pena e o final te deixa com o coração na mão e aquele indício de esperança!

      Excluir
  3. Quando terminei Eleanor and Park fiquei muito confusa, não sabia se tinha gostado ou não do livro. E cheguei a conclusão de que gostei, sim. Adorei a forma como o livro encarou o primeiro amor, foi o único livro que já li até hoje que teve essa visão. E foi muito bom porque eu já passei por isso, e sei como realmente é, entende. Mas não aconselho para pessoas que ainda não viveram/estão vivendo o seu primeiro amor... Elas podem se decepcionar (seja com o amor ou com o livro).

    Um beijão!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waleska, concordo plenamente contigo, mas diferente de você, acho que mostrar a "verdade" sobre o amor, e de que nem tudo na vida tem um final feliz, seja melhor do que apenas iludir alguém que está ou vá passar por isso!

      Excluir
  4. Da autora ainda não li esse porque a sinopse não me chamou a atenção de início. Aí li dela Fangirl, apaixonei, e só vejo resenhas positivas de Eleanor & Park.
    PRECISO!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRECISO ler Fangirl hahah! Vejo diversas pessoas falando bem dele, e eu amei a escrita desta autora, e te confesso que li Eleanor e Park mais pela capa do que sinopse haha! Mas amei, você deveria ler! ^^

      Excluir
  5. Adorei sua resenha! Estou muito a fim de ler algo da autora, pois li o conto dela em "O presente do meu grande amor" e amei"
    Dá uma passada lá no blog e se inscreva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Rainbow é uma autora que vale super a pena ler, ela escreve muito bem e de uma forma leve e emocionante!
      PS: Não achei o link do seu blog! :(

      Excluir
  6. Nicole, adorei a resenha! Eu me considero um ET por não ter lido esse livro, ao contrário de todos que conheço haha Preciso mudar isso logo.

    Beijos,
    Mariana
    http://magialiteraria.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Precisa sim hahah o livro vale muito a pena! <3

      Excluir
  7. Oi, novamente, Nicole. Quero ler Eleanor e Park desde seu lançamento, mas nunca arrumo um tempinho para o livro, pretendo fazer isso mês que vem, já que vejo muitas críticas positivas a respeito desse livro!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana hahah leia sim, é uma leitura rápida e totalmente envolvente, espero que goste do livro! ^^

      Excluir