Parceria com o autor: Luigi Ricciardi

by - 06:40


O Simply Radioactive agora tem parceria com mais um autor! Dessa vez com o autor Luigi Ricciardi, finalista do -Prêmio SESC Literatura 2014 – Categoria Romance. Obrigada Luigi pela confiança, espero que essa parceria traga pra ambos muitas coisas boas!



LIVROS PUBLICADOS DO AUTOR
- Anacronismo Moderno – Livro de Contos – Editora Scortecci – 2011
- Notícias do Submundo – Livro de Contos – Editora Multifoco – 2014
- Criador e Criatura – Livro de Contos – Editora Kazuá – 2015

Texto da contracapa do livro Criador e Criatura, redigido pelo Marcos Peres, vencedor do prêmio SESC um ano antes do autor parceiro Luigi ser finalista!

"O criacionismo segundo Ricciardi
 Criador & criatura remete a um espelho, ao momento em que sujeito que cria e sujeito criado inevitavelmente se olham. As criaturas de Ricciardi são iconoclastas: não se contentam apenas em adorar seus criadores; ao contrário, apontam-lhes o dedo, expõem os momentos de preguiça e descuido de seus demiurgos. Os criadores, por sua vez, descobrem que também foram criados, que também são imperfeitas semelhanças de outros sujeitos – ocultos, indeterminados (e, em alguns casos, inexistentes). A brincadeira brinda o leitor com a sugestão de uma vertiginosa cadeia de criadores olhando não para os céus, mas para dentro de si e indagando-se sobre o que há por trás das teclas do word do sujeito que os escreve. É um exercício admirável e primoroso de meta-literatura – e, claro, de literatura, com L maiúsculo, capaz de contornar Maringá com metafísicas, com metalinguagem. Com vida.
Luigi Ricciardi é o dervixe atrás disso tudo. Reconhece-se criador, mas não nega sua condição de criatura: eis aí a grande potência do livro. Se, em alguns casos, o autor se coloca como sujeito criado, rebelando-se e colocando em xeque a existência de um paraíso além-vida, em outros, Ricciardi exerce com domínio a arte da criação. No conto que dá nome ao livro, Ricciardi descreve o delicioso e angustiante jogo de xadrez entre inventor e invenção. O diálogo preciso (e é possível dialogar com aquilo que criamos?), o fluxo de consciência, a rédea e o controle da situação demonstram um autor estudioso, dominador de intrincadas técnicas literárias. E, se possui a técnica na rédea curta em uma mão, na outra não se deixa levar pela sisudez: brinca com mestres literários, desfila com personagens maringaenses, com futebol, com amores e elegias sobre ruas da infância.
É, de fato, digno de ser lido e aclamado. Este belo livro e o seu autor. O criador. E a criatura.   
- Marcos Peres"

AONDE ENCONTRAR O AUTOR E SUAS OBRAS:
Página do Facebook:

INSTAGRAM PESSOAL DO AUTOR:
@luigiricciardiltda

BLOG DO AUTOR:

You May Also Like

0 comentários