Resenha: Criador e Criatura

by - 18:12


Passei um grande sufoco com este livro, que caso vocês não tenham acompanhado pela página do instagram, ocorreu um extravio por parte dos correios e os livros (dois) acabaram sendo entregues em minha casa num dia de chuva em um horário que ninguém se encontrava, resumindo os fatos meus cachorros acabaram pegando ambos os livros enviados pelo autor parceiro. E com isso além de molhados ficaram rasgados e sujos, mas a partir dos dois consegui montar um de uma forma bem remendada. A parte boa é que o mesmo compreendeu minha situação e eu consegui concluir a leitura.


Título: Criador e Criatura
Autor: Luigi Ricciardi
Editora: Kazuá 
Páginas:130
Sinopse: "Criador e Criatura remete a um espelho, ao momento em que sujeito que cria e sujeito criado inevitavelmente se olham. As criaturas de Ricciardi são iconoclastas: não se contentam apenas em adorar seus criadores; ao contrário, apontam-lhes o dedo, expõem os momentos de preguiça e descuido de seus demiurgos. Os criadores, por sua vez, descobrem que também foram criados, que também são imperfeitas semelhanças de outros sujeitos – ocultos, indeterminados (e, em alguns casos, inexistentes). A brincadeira brinda o leitor com a sugestão de uma vertiginosa cadeia de criadores olhando não para os céus, mas para dentro de si e indagando-se sobre o que há por trás das teclas do Word do sujeito que os escreve. É um exercício admirável e primoroso de meta-literatura – e, claro, de literatura, com L maiúsculo, capaz de contornar Maringá com metafísicas, com metalinguagem. Com vida. Luigi Ricciardi é o dervixe atrás disso tudo. Reconhece-se criador, mas não nega sua condição de criatura: eis aí a grande potência do livro. Se, em alguns casos, o autor se coloca como sujeito criado, rebelando-se e colocando em xeque a existência de um paraíso além-vida, em outros, Ricciardi exerce com domínio a arte da criação. No conto que dá nome ao livro, Ricciardi descreve o delicioso e angustiante jogo de xadrez entre inventor e invenção. O diálogo preciso (e é possível dialogar com aquilo que criamos?), o fluxo de consciência, a rédea e o controle da situação demonstram um autor estudioso, dominador de intrincadas técnicas literárias. E, se possui a técnica na rédea curta em uma mão, na outra não se deixa levar pela sisudez: brinca com mestres literários, desfila com personagens maringaenses, com futebol, com amores e elegias sobre ruas da infância."

  No livro Luigi debate o tema em questão criador e criatura, o que nós seres humanos seriamos afinal, se ao mesmo tempo em que somos criados criamos outros? Através dessa ideologia o mesmo narra diversos contos em que existe esse conflito entre o autor e seu personagem. 
Questionando limites da ficção, do porque o ser humano ser tão refém de rotina, trabalho, comércio e tecnologia. 


“todos nos somos literatura, todos nos somos personagens inventados por nós mesmos”

Eu como uma pessoa que sempre está se perguntando sobre a vida, quem somos, qual nosso papel entre outras coisas, gostei bastante do livro porque ele faz exatamente isso, questiona tudo.
Porém não diria que foi um livro que eu me apaixonei ao ler e sinto que isso se deve ao fato de ser um livro para pessoas adultas. E um exemplo disto é que em muitas das cenas mais pesadas do livro, as quais achei desnecessárias, fiquei meio assustada com a forma sincera e descarada com que o autor as descreveu, e que em muitas vezes uma pessoa mais velha acharia normal. Outra coisa é que não sou fã de livros de contos, crônicas etc.
Contudo gostei bastante e temo em dizer que ler este livro foi uma experiência muito prazerosa apesar de muitos contos penderem pro mórbido e excêntrico.

Um deles é o conto “Comedor de barrigas” onde a escrita do Luigi fica mais macabra, sombria e muitooo mórbida, porém ao ler você percebe que ao fugir tanto do clichê o autor saiu bem sucedido.

Meu predileto é “O mochileiro da “Pioneiro Herculano”” é um conto que me faz pensar na infância e em como uma pequena coisa pode significar tudo para uma criança, no caso do personagem é a rua Pioneiro Herculano, que para ele quando criança era o máximo que conhecia do mundo. Porém mesmo o tempo passando outras ruas continuavam a virar aquela mesma de alguma forma..

Ao todo o livro tem 17 contos e 130 páginas.
Está foi a resenha, espero que tenham gostado e se alguém se interessar pela obra pode ficar sabendo um pouco mais sobre ela e o autor aqui.
Não se esqueçam de seguir a gente no instagram  para ficar sabendo mais da parceria com o autor Luigi Ricciardi! <3

You May Also Like

30 comentários

  1. Já amei só na capa!

    L. Xx
    Meumundodalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sério, esse jogo com as cores atraiu minha atenção.

      Excluir
    2. A capa é linda mesmo, e lembra muito do livro!

      Excluir
  2. Parece bem interessante mas eu não leio muito contos :(

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, também não é meu estilo de livro predileto! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  3. Gostei muito da capa mas o que mais chamou minha atenção foi o título
    Bjs

    Bibliotecasdealexandria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  4. Nossa, curti bastante, quero até ler agora. A parte do mórbido me chamou a atenção heuehueh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que ótimo que você se interessou! Se gosta deste tipo de livro você irá amar este.

      Excluir
  5. Que titulo e capa é essa minha gente? Fiquei com pena da historia de como foi a chegada desse livro na sua casa, é pessimo quando isso acontece

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé,fiquei muito triste quando aconteceu, mas o importante é que a leitura foi concluída! heheh <3

      Excluir
  6. Assim como você, eu também não sou muito fã de contos mas esse livro me chamou muita atenção pelo fato de ele questionar os acontecimentos da vida. Considerei isso um ponto bem positivo do livro, também gostei do título e da capa bem colorida.
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!Procure ler e não se arrependerá. Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  7. Chata essa situação com a chegada dos livros. Ele parece interessante, adoro contos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psé,fiquei muito triste quando aconteceu, mas o importante é que a leitura foi concluída! heheh
      Fico feliz que tenha gostado!Procure ler e não se arrependerá. Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  8. Amei? Adorei? Achei tudo? Nossa, parece ser super bacana. Essa ideia de questionar criatura e criador, adoreiii. Também não sou muito fã de contos, mas abriria essa exceção.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!Procure ler e não se arrependerá. Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  9. "Todos nos somos literatura, todos nos somos personagens inventados por nós mesmos” QUE FORTE, SE PRECISO LER PRA JÁ? IMAGINA. Adorei sua resenha e fiquei bastante curiosa para conhecer mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!Procure ler e não se arrependerá. Obrigada pela visita! <3

      Excluir
  10. Vi você relatando no instagram sobre o extravio, que triste isso, esperamos que não aconteça novamente! Enfim, adorei sua resenha e me interessei muito pelo livro. <3
    Beijinhos!
    http://viajenumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha que tenha gostado da resenha e do livro! Obrigada pela visita!<3 Beijos

      Excluir
  11. Amei a resenha, parece ser muito interessante.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha que tenha gostado da resenha e do livro! Obrigada pela visita!<3 Beijos

      Excluir
  12. Gostei muito, mas sempre acho que os contos, falta alguma coisa!!! Por isso não gosto muito de contos. Mas você escreve muito bem!!
    One
    http://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, esse é um dos fatores que me fazem não gostar muito de contos. Fico feliz que tenha gostado de minha escrita e obrigada pela visita! <3

      Excluir
  13. Acompanhei o drama da chegada desse livro haha,você foi bem esforçada e conseguiu fazer dos dois livros detonados um só.
    Adorei a resenha, nunca parei pra pensar sobre isso,realmente, somos criadores e criaturas, fiquei curiosa quanto aos contos, vou adiona-lo a minha lista de leituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa <3 fico feliz que tenha gostado do livro e da resenha!Adicione mesmo! hahaha <3

      Excluir
  14. Heyyy,
    Não sou a maior fã de contos, por isso não me interessei pelo livro, só por isso mesmo. Juro que tento gostar de contos, mas é maior que eu.
    Beijooos <3.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo, também sou assim, com este livro fiz um grande esforço pois o autor escreve muito bem, mas confesso que foi difícil! Obrigada pela visita! <3

      Excluir